Jiu-Jitsu: um aliado no desenvolvimento infantil

Blog

Artes Marciais são disciplinas físicas e mentais. Geralmente por sua característica milenar são repletas de regras disciplina e história. Desenvolvem não apenas técnica, mas também a disciplina, respeito, calma, autoestima, autoconfiança e o respeito ao próximo. Ao contrário do que muitos pensam, de que o aprendizado de uma arte marcial chamada de “luta” pela população, pode incrementar a agressividade, as pesquisas demonstram o contrário.

O ensinamento de uma arte marcial é uma ótima escolha para crianças, pois além da seriedade relacionada a disciplina é uma forma de “canalizar” e depositar a agressividade em uma vida correta que é a do esporte. Além dos benefícios físicos, a luta desenvolve importantes habilidades nas crianças, que inclui o desenvolvimento pessoal e social, disciplina da mente, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança. A criança também aprimora a coordenação motora. Dos dois aos seis anos de idade, a arte marcial deve ser apresentada de forma totalmente lúdica. Dos seis aos doze, como a criança já possui maior percepção, torna-se possível aplicar a disciplina do esporte.

A prática do Jiu-Jitsu traz diversos benefícios às crianças, como a evolução do condicionamento físico, o desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, a melhora da paciência do praticante, o aumento da resistência do corpo e o fortalecimento do sistema imunológico. Além de melhorar o condicionamento físico das crianças, ajuda a desenvolver o autocontrole emocional. Inclusive, por preconizar a proibição do uso de álcool e drogas auxilia e muito na prevenção do abuso de substancias na adolescência.

É importante salientar que as artes marciais são esportes que necessitam de responsabilidade elas nunca incentivam a violência. São esportes que possuem muitas regras.

É comum que o comportamento aprendido com os mestres seja levado para o cotidiano da criança. Por isso a importância de encontrar instrutores que tenham uma boa preparação, saibam ensinar valores positivos e estimular os alunos contra a violência. A criança aprende pelo modelo, pelo exemplo e leva os ensinamentos de seu mestre dentro de si.

São ensinamentos para a vida desde que praticadas em lugares sérios e com cuidado ao desenvolvimento infantil!!!

Texto: Luciana Tisser – Psicóloga infantil, Doutora em Ciências da Saúde/Neurociências

Curso de Jiu-Jitsu Infantil na Drill BJJ

Dia 10/08 (sábado) vamos contar com a presença do Prof. Jean Bueno, para dar um curso exclusivo na Drill Bjj HQ de Jiu-Jitsu Infantil

 

Jean é Mestre em Administração Educacional

Faixa Preta de Jiu-Jitsu

Possui 10 anos de experiencia no ensino do Jiu Jitsu em escolas publicas e clubes de Abu Dhabi

É Palestrante em formação e competências de professores de BJJ para âmbito escolar

Cognição e Artes Marciais;

Pesquisador em psicologia esportiva;

Licenciado em Ed Fisica e Mestre em Administração Escolar;

 

O curso terá duração de 4 horas, garantia de certificado, e irá contemplar os seguintes conteúdos:

  • Pedagogia Esportiva Aplicada;
  • Desenvolvimento Motor e Cognitivo;
  • Conduta Profissional e Gerenciamento Pedagógico;
  • Jogos, brincadeiras e atividade e equipamentos: quando, como e porquê utilizar;

 

Horário: 15:00hrs

Local: Rua Libero Badaró, 279 - Passo da Areia

Valor: R$60,00 (50% de desconto para professores e instrutores)

Inscrições: pelo email sec@drillbjj.com ou pelo telefone (51)33287068 ou pelo whats (51)999595000